Como iniciar um negócio na internet em 2020

Como iniciar um negócio na internet e ganhar dinheiro trabalhando em casa.

O mercado de trabalho vem mudando de forma acelerada nos últimos anos e, com o crescimento do digital, a forma de trabalhar também vem mudando para muitos profissionais.

Hoje é comum ver: psicólogos, terapeutas, professores, consultores, secretárias, contadores… trabalhando em casa, fazendo atendimentos e prestando seus serviços pela internet.

Profissões que não existiam até pouco tempo, são consideradas o futuro do mercado de trabalho. E muito provavelmente, novas profissões e setores ainda irão surgir na próxima década.

Como iniciei meu primeiro negócio na internet.

Quando eu era adolescente existia a cobrança do “o que você vai ser?”, “qual profissão você vai seguir?”…sempre me senti perdida. Não conseguia me encaixar em nada.

Lembro que uma vez, no início dos anos 2000, falei pra minha mãe que queria trabalhar em casa, sem precisar pegar trânsito, ter meu próprio negócio…

Nessa época o extinto orkut estava dando os primeiros passos e, minha mãe disse a única coisa possível naquele momento:  “Continua sonhando! Mas, enquanto isso, vai arrumar um emprego!”.

Meus pais eram funcionários público concursados e, definição de pessoa bem sucedida era: ter um bom emprego, de preferência concursado para ter alguma garantia na vida.

E lá fui eu, seguir a cartilha da sociedade e fazer o que esperavam que eu fizesse.

O tempo passou, mas a paixão por empreender não. Sempre arrumava uma forma de criar minhas próprias oportunidades.

Meu ponto de virada.

Em 2009, quando tive síndrome do pânico e depressão e, não conseguia sair de casa e precisei parar de trabalhar.

Decidi criar um blog pra compartilhar sobre as coisas que eu gostava e estava sentido. Foi o time perfeito!

Sempre fui apaixonada por tecnologia e, naquele momento a internet se tornou minha janela pro mundo.

Iniciei como hobbie, sem pretensão, mas nessa época os blogs entraram em evidência, as empresas e marcas começaram a enxergar as blogueiras como uma mídia de divulgação.

Era tudo muito novo até para as agências que contratavam e foi quando começou a era dos recebidos. #saudadesrecebidos

Blogueira ainda não era vista como profissão, mas ainda assim, o blog acabou se tornando minha fonte de renda.

E, na época, existiam duas formas para monetizar o conteúdo: post patrocinado por agência ou google adsense.

Por falta de conhecimento e por não acreditar que aquilo poderia ser um grande negócio sólido em um futuro bem próximo, em 2013/2014 eu desisti e encerrei o blog.

Talvez por já não sentir que era o meu propósito.

E que eu precisava arrumar um “emprego de verdade”. Malditas crenças limitantes!

Propósito: encontre o seu!

Em 2014 não se falava tanto em ter um propósito como falamos hoje, não é mesmo?

Mas, quando desisti do blog uma coisa eu tinha certeza: Não quero ser empregada, quero empreender.

De 2014 a 2016 atuei no marketing multinível, em empresas de cosméticos e fui bem sucedida. Usava o meu conhecimento e o poder da internet, que estava crescendo cada vez mais, para vender e criar minha rede. Formei equipe com pessoas de diferentes lugares do Brasil.

Mesmo conseguindo obter resultados e, ter acabado de abrir uma loja, comecei a não me sentir feliz e realizada com o que estava fazendo. Sentia que estava construindo uma vida que não era a vida que eu queria a longo prazo.

Eu acreditava que a minha vida precisava ter um propósito maior.

Conversei com meu marido, disse que queria voltar a trabalhar em casa pela internet, mas que não sabia como iria fazer isso, já que muita coisa havia mudado no mercado digital, mas que não estava me sentindo feliz e que precisava encontrar meu propósito.

Ele me incentivou a voltar a escrever um blog, porque era algo que eu realmente amava. Fiquei feliz só de imaginar. Porém, não seria tão simples monetizar o blog como foi no início da era das blogueiras.

Como iniciar um negócio na internet e ganhar dinheiro trabalhando em casa?

Decidi fazer a famosa pesquisa no google, que todo mundo faz: como ganhar dinheiro trabalhando na internet.

E, foi quando vi a oportunidade, de monetizar o meu conteúdo, através do marketing de afiliados.

Que eu já havia ouvido falar, mas não tinha buscado me aprofundar e achava que era apenas uma dessas falsas promessas de dinheiro fácil.

Comecei a pesquisar mais a fundo, passei a assistir vídeos no youtube e percebi que era algo real e possível, afinal tinham muitas pessoas fazendo e ganhando dinheiro, honestamente, dessa forma.

Como eu já sabia criar um blog, produzir conteúdo e já tinha assistido vários vídeos ensinando sobre como trabalhar com a hotmart, pensei: “Fácil! posso fazer isso sozinha”.

E em setembro de 2016 criei o blog “Seja plena, empreenda” no wordpress, com domínio e hospedagem próprios, instalei um template gratuito, configurei e comecei a produzir conteúdo, promovendo infoprodutos da hotmart com meu link de afiliada e compartilhar nas minhas redes sociais.

Bingo! Agora é só esperar as vendas caírem!

Foi o que pensei.

Mas, a verdade é que fiquei patinando até dezembro do mesmo ano (3 meses desde que iniciei), sem conseguir ter nenhum resultado, quando finalmente decidi investir em um treinamento de marketing digital.

A partir desse momento, uma janela de possibilidades se abriu na minha frente e percebi que, pra ter um negócio sólido, lucrativo e escalável eu precisaria sair da mediocridade e fazer mais do que a média.

Quando passei a encarar meu negócio como um negócio e, investir em conhecimento, seguindo um método e aplicando as estratégias certas, que os resultados começaram a aparecer.

Além do blog e meu trabalho como afiliada de infoprodutos, comecei a dar consultorias de marketing digital e mentoria para empreendedoras. Lancei meu primeiro infoproduto e já estou produzindo o próximo.

E, apesar do blog ter ficado parado por pouco mais de um ano, ele continuou gerando resultado. Pois, seguindo um método com estratégias eficazes é possível construir um negócio sustentável.

Hoje retomo o blog e, em breve, lanço meu canal no youtube. Pois, ter uma estrutura profissional é a melhor forma de gerar renda passiva a longo prazo.

Mas isso, é assunto para um outro post.

Agora, quero te ajudar a dar os primeiros passos para iniciar o seu negócio na internet, sem precisar cometer os mesmos erros e perder tanto tempo como eu perdi.

Como iniciar um negócio na internet:

1 – Acreditar

Você precisa acreditar na sua ideia, em você e no seu negócio. Se você tem dúvidas se realmente é possível ganhar dinheiro honestamente trabalhando em casa pela internet, dificilmente você vai conseguir ter sucesso, pois a sua mente irá de sabotar todo tempo.

2 – Compartilhe o seu conhecimento

Você é especialista em alguma área, tem conhecimento sobre um determinado assunto, sabe fazer algo que ajudaria outras pessoas de alguma forma…compartilhe o que você sabe sem medo.

Quanto mais você compartilhar, mais pessoas irão se interessar pelo que você tem a ensinar e ofertar.

3 – Crie uma comunidade

Quando você compartilha seu conhecimento, você cria uma comunidade de pessoas em torno que tem os mesmos interesses e/ou que buscam solucionar problemas e necessidades, através do que você ensina.

Defina qual grupo de pessoas e quais são os problemas que você quer ajudar a solucionar.

4 – Tenha uma esteira de produtos/serviços

Como pretende monetizar o seu negócio na internet? O que irá ofertar?

Você pode construir sua autoridade como especialista para vender seu serviço, vender produtos físicos, usar seu conhecimento na criação de um curso online ou promover infoprodutos como afiliada.

Entregue soluções que atendam a necessidade do público que escolheu ajudar. E rentabilize o seu negócio oferecendo essa solução.

5 – Invista em conhecimento

Se você realmente quer construir um negócio sólido e rentável, vai precisar investir sim. Até pra vender pipoca precisa investir. Um negócio digital também precisa de investimento.

Invista em conhecimento e ferramentas que irão ajudar no crescimento do seu negócio e invista tempo em fazer isso acontecer.

Não existe resultado sem esforço e dedicação. O sucesso da noite pro dia acontece depois de anos de trabalho.

Agora que você já sabe o que precisa para iniciar um negócio na internet e trabalhar em casa, clique aqui e assista o vídeo para saber como rentabilizar seu conteúdo sendo afiliada de infoprodutos.

5/5 - (2 votes)

Rotina Empreendedora

Participe da comunidade no telegram!

Participar da Comunidade*Abra o link no celular

Sobre o Autor

Vera Paiva
Vera Paiva

Empreendedora digital, trabalhando home-office e apaixonada por compartilhar conhecimento. Aqui vamos falar sobre marketing, organização e autoconhecimento para criar um negócio online e construir uma vida plena.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.